quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Notícia: Greve causa mudança metodológica em cálculo do IPCA-15, diz IBGE

22/08/2012- 11h15

A greve dos funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatística) influenciou o resultado do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15) de agosto, divulgado nesta quarta-feira.
Em comunicado para divulgar o desempenho do índice, o IBGE informou que dois itens, respectivamente do grupo despesas pessoais e habitação, tiveram metodologia diferenciada em seu cálculo devido à ausência de dados do Rio de Janeiro na PME (Pesquisa Mensal de Emprego) de junho –que não foram calculados, devido à adesão de técnicos do instituto à greve.

Em nota, o instituto informou que, no grupo despesas pessoais, cuja taxa de inflação desacelerou de 0,92% para 0,68% de julho para agosto, o item empregado doméstico, que passou de 1,37% para 1,11%, apresentou diferença na metodologia de cálculo. Esse item ficou com a segunda posição nos impactos no IPCA-15 do mês, com 0,04 ponto percentual.

Houve mudança também na metodologia do item mão-de-obra para pequenos reparos (do grupo habitação), subiu de 0,39% para 0,56%. Em razão da indisponibilidade de informações da PME de junho, não havia como utilizar dados sobre rendimento referentes àquele mês para o Rio de Janeiro. “Foram utilizados os últimos rendimentos disponíveis naquela região, que se referem ao mês de maio, para estimar a tendência da série de rendimentos em agosto. Ou seja, no caso do Rio de Janeiro foram estimados, a partir de maio, três meses à frente em vez de dois, como é a metodologia adotada”, explicou o instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário