sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Notícia: Greve atinge 45% dos servidores de 4 tribunais do DF, estima sindicato


Por Lucas Marchesini | Valor

BRASÍLIA - A greve dos servidores do Judiciário no Distrito Federal já atinge a Justiça do Trabalho e os tribunais Superior Eleitoral (TSE), Regional Federal (TRF) e de Justiça do DF (TJDF), informou nesta quinta-feira o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Sindjus-DF), Jailton Assis.

A categoria pede aumento médio de 56%. A paralisação começou na última quarta-feira. A adesão nas quatro instituições chegaria a 45% dos servidores, estimou o Sindjus-DF. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), segundo Assis, ainda estão “com um índice baixo e serão alvo de uma intensificação”, disse.

Assis também explicou que, caso a greve seja “encorpada”, uma parte da arrecadação da Receita Federal com cobranças poderá ser comprometida, sem no entanto arriscar um número.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) aprovou no último sábado indicativo de greve para a categoria em todo o país. Por enquanto apenas o Sindjus-DF iniciou o movimento.

Os sindicatos regionais têm até o dia 15 de agosto para decidir se seguem a recomendação da Fenajufe. Até o momento, servidores de Mato Grosso e São Paulo fixaram a adesão à paralisação para a próxima quarta-feira, dia 8 de agosto.

Fiscalização da CGU ameaçada

O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) sugeriu à Controladoria Geral da União (CGU) cancelar as atividades de fiscalização por sorteios públicos em 60 municípios escolhidos para monitoramento detalhado.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Unacon sustenta ser necessário o cancelamento por causa da paralisação das atividades da CGU previstas para a próxima semana, a partir do dia 6 de agosto. A decisão pela greve foi tomada após o governo alterar o prazo para responder aos servidores, que pedem reajuste salarial de 22% para toda a categoria. O prazo passou de 31 de julho para 13 de agosto.

Os funcionários públicos federais estão em greve parcial há 45 dias. A paralisação já atinge 35 órgãos em 26 unidades da federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário