quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Assessoria de Imprensa do IBGE impede jornalista da ASSIBGE-SN de participar de entrevista com a Presidente


Após a apresentação dos números do IPCA e Sinapi, no Auditório do IBGE, na quarta-feira, 8 de agosto, os jornalistas gravaram entrevista com a responsável pela divulgação das pesquisas. Um dos profissionais perguntou em que medida a greve dos trabalhadores do IBGE interferiu nas duas pesquisas e se os dados foram coletados por servidores temporários. Naquele momento a Assessoria de Imprensa do IBGE interrompeu a entrevista, alegando que a Greve e outros assuntos deveriam ser tratados diretamente com a Presidenta, Wasmália Bivar, na entrevista que ocorreria logo depois, na sala da Presidência.
Os jornalistas de diversos órgãos de imprensa que se encontravam no Auditório do terceiro andar da Sede do IBGE se deslocaram até a ante-sala da Presidência. O jornalista Henrique Acker, assessor de imprensa a ASSIBGE – Sindicato Nacional foi até o local da entrevista, mas foi impedido de participar.
O argumento apresentado pela Assessoria da Presidência foi que os jornalistas que participariam da entrevista haviam feito solicitação anterior, por escrito. O jornalista do Sindicato pediu que a solicitação lhe fosse apresentada, o que não aconteceu. Depois foi dito que se tratava de uma entrevista exclusiva, o que não confere com a prática profissional, visto que entrevista exclusiva é realizada por um único profissional de um único órgão de imprensa.
Impedido de exercer sua profissão, o assessor da ASSIBGE-SN permaneceu na ante-sala da Presidência. Ao final da entrevista coletiva com a Presidente do IBGE, Henrique questionou os colegas da imprensa se teriam feito alguma solicitação por escrito para participar daquela entrevista. Não houve resposta de nenhum dos jornalistas presentes e a assessora de imprensa do IBGE passou então a argumentar que não trabalha com solicitações por escrito.
Ao final, ficou flagrante que a Assessoria de Imprensa do IBGE, um órgão público, cerceou a liberdade de exercício da profissão de um jornalista. A ASSIBGE-SN encaminhará denúncia sobre o ocorrido ao Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, bem como à Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário